segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A posição habitual


Eu não percebo grande coisa de futebol. Não sei o que é um trinco e desconheço as vantagens de um 4x4x2. Mas gosto de ver os jogos do meu clube. Sobretudo, gosto da onda de sociabilidade que se gera em torno dos grandes jogos: cafés cheios, salas de amigos com Sport TV a abarrotar de ansiedade, cascas de amendoins e cervejas. Como é evidente um Sporting-Porto teve honras de grande jogo e de respectiva reunião. Ora, do que é que eu não gosto?

- de ver o Porto a perder (especialmente quando está a jogar bem), sobretudo, quando a outra equipa faz dois remates à baliza e marca (no fundo, aqui, o que é mesmo importante é a primeira parte: não gosto de ver o Porto a perder).

- de ver o Helton a abrir as pernas (homem faz-te de difícil), de ver o Helton (e toda a defesa) a olhar para o balão (e não para a bola, quando esta pede licença para entrar na baliza).

- de ver foras de jogo (mesmo quando são correctamente assinalados - onde é que é pára o favorecimento dos árbitros, hein?), de ver bolas à trave (ai, a estúpida da trave), de ver oportunidades de Lucho desperdiçadas, shuif, fico triste!

- de ver o Quaresma substituído a 10 minutos do fim (se não estava a cumprir, saía antes, se se confia nos momentos de genialidade, algo aleatórios é certo, o moço fica até ao fim).

Mas, do que eu não gosto mesmo é do ambiente de bancada da sala de estar (tenho amigos, benfiquistas, sportinguistas, boavisteiros - eu sei, deveria ser mais selectiva, mas acho que não teria grande afinidade com os Super Dragões e não gosto de assaltar estações de serviço...). Passo a explicar: eu gosto de ver o meu clube a jogar (de preferência bem), gosto de ver o meu clube a ganhar (mal ou bem, aqui, já não importa). Portanto, isso é que me faz vibrar. Ora, o que é verdadeiramente notável, é verificar como os adeptos dos restantes clubes (sobretudo, benfiquistas, lamento, mas é o que me diz a sábia empiria) regozijam orgasmicamente com a derrota do Porto. No fundo, saboreiam essa derrota como se de uma vitória se tratasse. Acho, no mínimo, curioso... ainda por cima, não acontece assim tantas vezes. Por isso, questiono: não seria melhor fazerem-se sócios do FCP e festejarem as vitórias, é que são, de longe, bem mais frequentes. É só uma sugestão...


Nota: Não resisto a transcrever as declarações do Paulo Bento
"Se ainda sonho com o título? Sou mais conhecido pelo pragmatismo. O Sporting deve pensar em chegar à Liga dos Campeões, porque tem uma diferença considerável para o F.C. Porto. Compete-nos fazer o mesmo que nos campeonatos anteriores. Estamos numa posição que foi a mais habitual no Sporting nos últimos 27 anos."

E para quê almejar a quebrar com tão longa, nobre e tranquila tradição, não é?

2 comentários:

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anónimo disse...

2003 chevrolet truck recalls fi hummer semper bmw jacking pucks car ads paper acura integra oem rims