terça-feira, 13 de maio de 2008

(des)Encaixilhando


Não me contento com momentos emoldurados, dependurados nas frágeis curvas de ses, estrategicamente colocados nos buracos das paredes, por forma a ocultarem a profundidade de tudo o que poderiam ter sido. Tendo a agarrar os momentos com as duas mãos, espremendo-os até às últimas gotas de possibilidade. Arranco-lhes promessas que ostento como os limites manifestos de um horizonte de possíveis.
Não adianta, não durmo tranquila, não me alimento devidamente, não sossego, sabendo que ali, atrás daquela tela, se encontra uma fractura que grita por ser vivida. Ao contrário do quadro, a fractura raramente é bela. Está ali, rachando a parede e abrindo caminho para uma praia paradisíaca ou para um esgoto a céu aberto. Mas, é tão mais do que o quadro… tem cheiro, tem textura, tem sabor, tem movimento e ruído, com modulações, com o inexpectável, com tudo o que escapa à frame do momento …
Curiosamente, não me arrependo de nenhuma das paredes escavacadas da minha casa. Quando regresso, reponho o quadro, tapo as fendas e durmo apaziaguada, porque ali está somente um quadro, belo, muito belo, belíssimo… mas um quadro que eu já vi(vi).

Nota: Intróito auto-justificativo para o facto de ter "cumprido" com a minha "parte". Se os CTT cumprirem com a sua função, amanhã, há um senhor que, entre a Dica da Semana, a factura do Condomínio e os omnipresentes panfletos da Telepizza/Pizza Hut, receberá um disco do João Gilberto acompanhado de uma carta assim a puxar para (quase) aquele ridículo de que falava o Pessoa. Quando eu me sentir ridícula e com vontade de me enfiar num armário de tanto embaraço, venho aqui, leio a postazinha e... começo a escolher uma, das tantas pontes desta cidade, para me atirar... :)
Foto: Hugo Tinoco

3 comentários:

Kitty Fane disse...

Não vale a pena pensares em ponte nenhuma. Depois quem escreveria por ti estes posts tão interessantes? :-D

Anónimo disse...

:):):):) Concordo com a Kitty, não faças isso que seria uma GRANDE perda para a Humanidade em geral e para a blogosfera em particular!:)

Não sei se já te tinha dito, mas tenho sempre uma dificuldade tremenda em comentar os teus posts, deixam-me sempre assim a modos que, SEM PALAVRAS!

Clepsydra disse...

Claramente, não será caso para tanto. No máximo, a procurar uma ponte, será somente para atravessar para "outra margem"...

Xinha, tu sem palavras? Parece-me difícil de imaginar ;)