sexta-feira, 23 de novembro de 2007

a razão e o nome

O nome deste espaço, confessional e blogosférico, traduz a sensação que volta e meia me invade e parece tomar conta de mim. Sim, é mais do que sabido que vivemos num mundo ávido de mudança, novidade, que as nossas vidas se encontram assoberbadas de compromissos e tarefas, tantas vezes inúteis. Também é verdade que detemos uma consciência mais ou menos presente dessa situação e, não raras vezes, frustamo-nos com a impossibilidade de fazer um conjunto de coisas que nos agradam e de desempenhar com afinco papéis de que gostamos (como filhos, amigos, namorados, etc). Tenho sentido isso, tenho sentido que os compromissos e as situações se impõem de uma forma autoritária que não deixam grande margem de negociação. Às vezes sinto que necessitava não de um retiro espiritual, mas sim de um afastamento temporal. Precisava de me afastar para clarificar ideiais e prioridades, mas com a certeza de que tudo à volta parava também. O tempo foge quando teimamos em conferenciar connosco... sobram os momentos introspectivos na fila de trânsito, na fila do supermercado... e agora, aqui.